A diversidade amazônica e o alfabeto Magüta em Naeĩgü Arü Aufabetu I Amazoniãcüã’gü – Alfanimais Amazônicos

O livro do mês de abril escolhido pela Editora UEA, intitulado Naeĩgü Arü Aufabetu I Amazoniãcüã’gü – Alfanimais Amazônicos, organizado pelas autoras Maria Auxiliadora Coelho Pinto e Alexandra Nascimento de Andrade, e traduzido para a língua Magüta por Batista Juvito Campos, revela uma proposta educativa e lúdica que busca explorar a diversidade da fauna amazônica através de imagens ilustrativas junto ao alfabeto na língua Magüta. Segundo as autoras (2024), “A presença dos ‘alfanimais’ é uma possibilidade para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem a realidade do povo indígena, quilombola, ribeirinho, do campo, rios e florestas da Amazônia” (p. 8).

Ao longo da obra, o alfabeto na língua Magüta é apresentado junto às ilustrações de animais típicos da fauna amazônica, como a onça, o pirarucu, o periquito etc. Os animais têm falas simples no livro, sempre apresentando-se com o seu nome equivalente na língua Magüta, muitas vezes descrevendo traços de sua aparência ou características correspondentes ao seu estilo de vida.  Nas falas, há sempre a versão em magüta e em português, respectivamente. Por se tratar do alfabeto na língua Magüta, percebe-se a ausência das letras ‘H’, ‘J’, ‘L’, ‘S’, ‘V’, ‘X’ e ‘Z’; e a adição de ‘NG’, ‘NH’, ‘TCH’ e ‘Ü’.

Aproximando-se ao final do livro, as autoras trazem definições aos leitores sobre o que são animais domésticos e animais selvagens.

Por fim, as autoras convidam o leitor a uma divertida atividade de completar e pintar os desenhos dos animais apresentados no livro, escrevendo seus nomes tanto na língua Magüta quanto na língua Portuguesa.

Considerado um material pedagógico, a obra é uma ótima sugestão de leitura para trabalhar com crianças e estudantes do ensino fundamental, instigando a curiosidade desses alunos para com o aprendizado de novas línguas, aliada a valorização e preservação dos aspectos culturais amazônicos e do grupo étnico Magüta.

Gostou e se interessou?

Para saber mais sobre a obra, entre em contato com a Editora UEA através de nossas redes sociais. Estamos sempre presentes no nosso InstagramTwitter (X) e Facebook! Para conhecer as nossas publicações digitais disponíveis de forma gratuita, acesse aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *