Reflexões sobre o mais básico dos direitos: o acesso à justiça

As desigualdades socioeconômicas e injustiças estão presentes na sociedade há muito tempo, e boa parte da população desconhece seus próprios direitos, como o acesso à justiça, o direito a um ambiente saudável de trabalho, e a capacidade de reconhecer situações de assédio moral. O livro Estado, Constituição e Direitos sociais, organizado pelo professor Túlio Macedo Rosa e Silva, é um compilado de textos que traz à tona essas questões que destacam a relevância da concretização dos deveres do Estado e da Constituição, garantindo, assim, a proteção dos indivíduos e de seus direitos.

A obra é dividida em cinco capítulos, nos quais são abordados diferentes temas relacionados aos direitos essenciais, como, por exemplo, o debate acerca do acesso à justiça como o mais básico dos direitos, bem como a importância de assegurá-los quando violados e a preservação de liberdade e dignidade da pessoa humana, assuntos tratados no primeiro capítulo, intitulado Acesso à justiça como direito fundamental nos estados democráticos, do autor Albefredo Melo de Souza Junior.

No segundo capítulo, Homem amazônida, desenvolvimento socioeconômico e ambiental e o papel da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), escrito por Alcian Pereira de Souza, é destacado em sua primeira parte a realidade ecológica e econômica do homem amazônida que vive no interior do Estado do Amazonas e, na segunda parte, é ressaltado o impacto que o conhecimento pode ter ao transformar socioeconomicamente e ambientalmente uma localidade, bem como é mencionada a repercussão que a Universidade do Estado do Amazonas causa na sociedade por meio de seu papel e missão.

No capítulo seguinte, Controles de Convencionalidade e Constitucionalidade na proteção dos Direitos Humanos Trabalhistas: Limites à ação legislativa promotora de retrocesso social e precarização do Meio Ambiente do Trabalho, o professor Jeibson dos Santos Justiniano traz reflexões acerca dos direitos trabalhistas relacionados ao meio ambiente laboral e ao homem. Com isso, o autor provoca indagações por meio de uma ótica jurídica dos valores fundamentais da vida humana e do trabalho, ação de vedação do retrocesso social e precarização do meio ambiente, buscando a preservação ou proteção do trabalhador.

Em seguida, sob o título A gestão de recursos humanos e o assédio moral (O bullying no local de trabalho): um estudo comparativo, escrito pela professora Marcia Cristina Nery da Fonseca Rocha Medina, étrazida uma pesquisa que aborda condutas de assédio moral praticadas por gestões contra seus funcionários, além disso é mostrado como as políticas e as práticas de recursos humanos, nessas organizações, podem delimitar o exercício abusivo do poder diretivo.

Por último, no quinto capítulo, Concretização dos direitos humanos fundamentais econômicos, sociais, culturais e ambientais, redigido por Túlio Macedo Rosa e Silva, são analisados aspectos dos direitos humanos fundamentais através dos pontos de vista de diferentes autores acerca desses direitos. Nesse sentido, são abordados os conceitos e desafios de aprimoramento para concretização dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, a fim de que, através do reforço da necessidade de contribuição e iniciativa, o poder judiciário fortaleça a rede de proteção dos grupos mais vulneráveis e, como consequência, concentre esforços na busca da plena efetivação desses direitos.

O livro Estado, Constituição e Direitos sociais evidencia a importância da busca pela concentração de esforços e saídas capazes de garantir a efetivação dos direitos, sendo estes econômicos, sociais, culturais e ambientais, discutidos em toda a obra. Tendo em vista garantir o reconhecimento dos direitos conquistados ao longo da trajetória humana, a obra também aborda a necessidade de reflexões a respeito do papel realizado pelos agentes envolvidos na concretização desses direitos, tornando assim sua leitura indispensável.

Ficou interessado? Este livro pode ser encontrado em nossa página no repositório da UEA!

Você pode acessá-lo nesse link: Estado, Constituição e Direitos sociais e baixá-lo gratuitamente.

1 comentário em “Reflexões sobre o mais básico dos direitos: o acesso à justiça”