Ao pensar em jogos de bola, muito provavelmente, sua mente é levada para o Futebol, ou, sendo mais audacioso, para o Handebol, o Vôlei ou, até mesmo, o Boliche. Enfim, existe uma variedade de jogos de bola e, por conta disso, a Editora UEA indica, nesse mês de julho, o primeiro volume da coleção Guia Funcional dos Jogos Esportivos de Bola intitulado Teoria Geral do Jogos Esportivos de Bola, escrito por Felipe Canan e publicado no ano de 2022.
No dia 19 de julho, no Brasil, é comemorado o Dia do Futebol, por isso, para aprofundar seu conhecimento acerca dos esportes que utilizam bola, apresentaremos a obra do professor Canan que descreve, analisa e pormenoriza as regras desses esportes. Ele subdivide o livro em três capítulos: “Por uma teoria dos jogos esportivos”; “Elementos estruturantes e funcionais dos jogos esportivos de bola”; e “Definições: termos e expressões próprias dos jogos esportivos de bola”.
Na “Introdução” do livro, Canan mostra o panorama geral da obra, expondo a maneira que foi pensada o levantamento das informações, de modo a facilitar, para o leitor, o entendimento sobre como praticar os esportes. Além disso, ele explica que objetiva catalogar os jogos de bolas e, por isso, escolheu apenas jogos institucionalizados (que possuem regramento oficial), bem como aponta que um dos principais públicos-alvo do livro são professores de Educação Física, pois, dessa forma, as práticas escolares e sociais podem ser aprimoradas, transformadas e difundidas, ocasionando uma variedade maior das atividades comumente praticadas nas escolas e comunidades.
Por conseguinte, em “Por uma teoria dos jogos esportivos”, fundamentado em Parlebas (2001), o autor explica Sobre o esporte, que consiste em “práticas motrizes, competitivas, regulamentadas e institucionalizadas” (p. 31). Ele destrincha nesse capítulo cada um desses aspectos, sendo eles: “práticas motrizes”, que envolvem movimento e performance, “competitivas”, que consistem em competição direta ou indireta com o outro, e “regulamentadas e institucionalizadas”, ou seja, possuem instituições (Ligas, Clubes, Federações etc.) responsáveis que organizam e regulamentam as modalidades, elaborando regras que devem ser conhecidas e aceitas por todos os competidores.
Após essas explicações, o autor, direcionando a discussão, discorre Sobre os jogos esportivos de bola e destaca o que diferencia uma modalidade da outra, apontando as especificidades que definem determinado esporte, como as modalidades sem interação entre adversários: de marca, estéticas ou técnico-combinatória e de precisão; e as com interação entre adversários: combate ou luta, de campo e taco ou pontuação por corrida, de rede, parede/muro ou quadra dividida e de invasão ou territorial. Em seguida, aponta as Características dos jogos esportivos de bola que consistem em denominadores comuns, sendo eles, no geral, “bola/móbil, terreno/espaço, um alvo/meta para atacar e outro para defender, companheiros, adversários e regras” (p. 43). O autor faz um adendo que nem todos os esportes de bola terão todas essas características em um conjunto geral, no entanto, devem ter algum desses aspectos.
Ainda nesse capítulo, Canan enfatiza que os Elementos específicos caracterizadores dos jogos esportivos de bola são: O móbil, popular e simplificadamente tratado como “bola”, que deve ser, não um acessório, mas sim o elemento principal e intermediador da disputa (define a pontuação, a vitória ou a derrota); A adaptação do jogador à situação e consequente necessidade de resolução de problemas, ou seja, o jogador deve ter a liberdade de ação, conforme a partida se desenrola, para que alcance seu objetivo e resolva o problema que impede sua vitória no jogo, ao invés de optar por uma ação pré-estabelecida e padronizada; e O lúdico, o espírito do jogo, que consiste no jogador sentir prazer e satisfação, além do objetivo da vitória, ao praticar o esporte, independente da recompensa. Seus pensamentos devem estar voltados somente para o jogo, divertindo-se e “ausentando-se da ‘vida real’, dos pensamentos, problemas, obrigações e afazeres cotidianos que não dizem respeito ao próprio ato de jogar” (p. 54, grifo do autor). Com isso, o professor chega em um Conceito de jogos esportivos de bola e diferenças em relação a outros tipos possíveis de jogos esportivos, sendo ele a junção desses três aspectos apresentados, pois tanto definem quanto delimitam a categoria das outras.
O autor continua explicando que devido a diversos fatores de semelhanças mínimas entre os jogos, ele preferiu criar subcategorias de classificação para uma melhor organização da pesquisa, de modo a facilitar a utilização do guia para professores de Educação Física, para tanto, nas Categorias de jogos esportivos de bola, Canan afirma que ao ter um conhecimento geral de diversas práticas esportivas, o indivíduo pode ter uma maior facilidade em aprender modalidades novas e, caso queira especializar-se numa específica, terá um sentido mais aguçado na pesquisa, portanto, ele segue de uma categoria geral (coletivas e individuais) para as específicas (de bola).
Os “Critérios para a categorização dos jogos esportivos de bola”,optados pelo autor no livro, se referem a: o Objetivo do jogo, que consiste em o que os jogadores precisam fazer com o móbil para pontuar e, por consequente, ganhar o jogo (acertar um cesto, rebater um móbil, etc.); a Forma de manipulação do móbil, ou seja, se utilizam as mãos, os pés ou implementos (raquete, taco, etc.), podendo misturar formas e estilos conforme as especificidades de cada modalidade; os Tipos de espaço, que variam conforme o jogo, mas que necessitam de um espaço para ocorrerem como, por exemplo, em jogos de invasão, de quadra ou de campo; e, concluindo, as Relações de cooperação, critério esse complementar pois, conforme Canan, como se definem em coletivos e individuais acabam por categorizar esportes completamente distintos em uma mesma categoria.
Na parte seguinte, o autor aponta os “Elementos estruturantes e funcionais dos jogos esportivos de bola”,apresentando as Bases teóricas que determinam os elementos categorizadores das modalidades e, sobretudo, da dinâmica funcional dos jogos esportivos de bola, sendo eles: comunicação motriz/práxica: comunicação entre companheiros ou adversários; gestemas: gestos feitos durante a partida que indicam atitudes a serem tomadas pela equipe ou jogador; praxemas: conforme a partida avança, o jogador toma atitudes que indicam sua próxima ação (intenção); sistema de pontuação: determinam a vitória do jogo ou campeonato; rede de interações de marca: “objetivos do jogo, forma de alcançá-los e valores” (p. 93); papéis: lugares pré-estabelecidos pelo esporte que diferenciam cada jogador em uma partida; e subpapéis: que consistem em, conforme as situações, no jogador tender a mudar seu papel durante a partida para se adaptar e continuar seu objetivo. Em seguida, embasado em Acero e Peñas (2005), Parlebas (2001) e Bayer (1994) et al., o pesquisador discute sobre as definições mais específicas do esporte como a noção de tempo de partida, arbitragem, sistema de pontuação, posições e estratégias etc.
Por conseguinte, ao discutir a Estrutura geral dos jogos esportivos de bola, o autor elabora pontos que não são indispensáveis para a partida, mas que agregam na teoria dos jogos esportivos de bola, sendo eles: o espaço, que define às dimensões e características do terreno do jogo (campo, quadra, mesa, etc.); o alvo¸ que é compreendido como o ponto ao qual o móbil deve ser lançado para que se obtenha os pontos para a vitória; o móbil e materiais, que são a bola (móbil) que deve ser utilizada durante a partida (peteca, bola, elipsoides) e os materiais necessários para a partida como camisas, shorts, calções, tênis apropriados ou qualquer outra coisa que seja necessária; a quantidade de jogadores e substituições, que definem, obviamente, o número de jogadores na partida, os papéis, a quantidade de substituições (e, dependendo do caso, as punições e expulsões); o tempo e/ou a forma de vencer o jogo, pois, conforme o jogo, a partida é encerrada ao acabar o tempo, ao se atingir determinada pontuação ou ao se encerrarem as tentativas de pontuação da equipe; e o início e reinícios do jogo e reposições, que se referem ao modo como a partida começará ou voltará a ocorrer (sorteio ou disputa).
Na parte da Dinâmica funcional dos jogos esportivos de bola, Canan diz que por ser a parte diretamente referida ao movimento (ação) durante a partida, é a mais difícil de ser descrita, no entanto, ele elabora algumas considerações e ideias-chave sobre os jogos. Para contribuir com o entendimento dos leitores, o professor vai elaborando as ideias de: objetivo e pontuação: que representam a contagem e a maneira que os pontos serão obtidos; ocupação do espaço de jogo¸ que consistem em áreas que jogadores podem jogar, ultrapassar ou se posicionar; a dinâmica do ataque, que consiste em tudo o que a equipe deve fazer para cima dos adversários para pontuar (o autor considera também que as atitudes feitas fora desse padrão estabelecido são punidas com faltas, expulsões, desclassificação, etc.); a dinâmica da defesa, que conforme a posse do móbil (bola), os jogadores tentarão se proteger para que a equipe adversária não pontue. Concluindo, em Resumo das relações entre elementos da estrutura geral e da dinâmica funcional, o autor apresenta seu quadro de considerações sobre os pontos abordados durante o capítulo, fundamentando a teoria, de maneira, conforme proposto no início do livro, a facilitar a leitura e pesquisa acerca das modalidades esportivas com bola.
No último capítulo, “Definições: termos e expressões próprios dos jogos esportivos de bola”, Felipe Canan detalha termos que são utilizados dentro dos esportes de bola que podem não ser entendidos por um público geral. Ele salienta que os termos, apesar de serem fundamentados em pesquisa, podem sofrer variações de significado em determinado contexto, portanto, os leitores devem se atentar a tais ocorrências, pois o guia não restringe significados, ele define em âmbito geral um termo sem desconsiderar sua singularidade.
Em aspectos gerais, o livro Teoria geral dos jogos esportivos de bola apresenta de maneira detalhada, com embasamento científico, as especificidades dos jogos esportivos de bola, objetivando com isso, conforme dito pelo autor, auxiliar pesquisadores e professores de Educação Física interessados em aprimorarem suas práticas esportivas. Cumprindo, assim, o objetivo de criar um guia que possa orientar na busca do aprimoramento dessas práticas.
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